Lígia Borba


A Prosa do Mundo III

Um caminhar pode ser lento, rápido, apressado, acompanhado ou solitário. Caminhar leva a lugares, nos move junto ao tempo. Se locomover é particular, cada um se movimenta de maneira distinta. Além dos pés e das pernas, há outras coisas que nos levam por aí.

De quem seriam as pernas na escultura “A Prosa do Mundo III”? Essa pessoa estaria indo ou voltando de algum lugar? Se você observar seus próprios pés, pernas ou sapatos, eles podem dizer algo sobre você?

É comum pensar que uma escultura tem três dimensões e pode ser vista de todos os lados, enquanto um quadro possui duas dimensões e fica preso à parede. Na sua percepção, esta obra da artista catarinense Lígia Borba pode ser definida como uma escultura ou um quadro?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.